Artigo sobre emprego

Trabalhar registrado ainda “vale-à-pena”?

Emprego Visualizações: 155
Trabalhar registrado ainda “vale-à-pena”?

Seja como autônomo ou registrado é preciso ter em mente que ambos têm suas vantagens e desvantagens, para isso é preciso pensar bem antes de escolher.

Embora o trabalho por conta própria tenha crescido significativamente nos últimos anos, a verdade é que o trabalho como CLT não deixou de ser procurado. E um dos principais motivos de ter crescido tanto no trabalho autônomo, é a falta de emprego formal.

Sobre as diferenças


Diferente do autônomo, o trabalhador registrado conta com algumas regras que devem ser seguidas à risca, por exemplo: regularidade do horário e vestimentas. Por outro lado, conta com benefícios que lhe são assegurados pela própria constituição.
O trabalho de carteira assinada traz uma certa segurança que o trabalho informal não traz. Se você é, assim como muitos brasileiros que moram de aluguel, sabemos que ter uma renda fixa é muito importante, ainda mais na hora de pagar as contas.
Sendo assim, o trabalho registrado dentro das condições da CLT serve, antes de mais nada, como um porto seguro para os que procuram segurança financeira e que não dispõem de condições para empreender para si mesmo.
Contudo, podemos dizer que sim. Vale-à-pena trabalhar registrado dependendo da sua atual situação. Caso você seja uma pessoa que dispõe de tempo e capital, o ideal seria investir em seu próprio negócio. Caso não, o melhor é buscar um trabalho fixo pois com ele você terá diversas garantias.
Portanto, o que vai determinar se compensa ou não trabalhar com carteira assinada, é sua atual condição e disposição.
Ambas as condições são uma maneira de trabalho e dignas da mesma maneira, mesmo que haja diferenças entre elas. Ou seja, o melhor a se fazer é entender você e suas necessidades e depois disso ver qual o melhor cenário para seguir e atuar, seja como “CLT” ou “Autônomo”.

Você pode gostar

Inscreva-se

Receba atualizações por e-mail sobre novos artigos e vagas de emprego!