Artigo sobre emprego

Tudo que você precisa saber sobre o afastamento pelo INSS

Funcionários Visualizações: 116
Tudo que você precisa saber sobre o afastamento pelo INSS

Se chegou até aqui é um sinal de que está passando por uma situação parecida e sei que neste momento ficam diversas dúvidas, pensando nisso, elaboramos este artigo que vai esclarecer tudo que você precisa saber sobre o afastamento pelo INSS.

Como ocorre o afastamento pelo INSS?


Este tipo de licença ocorre nos casos de afastamento do trabalho por motivo de doenças ou acidentes com os profissionais, dentro ou fora do seu empregador. Na prática, as empresas são obrigadas a arcarem com 15 dias de salário do colaborador e, somente após esse período, o INSS assume os pagamentos. Após determinado período de licença médica no afastamento pelo INSS, o profissional perceberá alguns impactos em seus benefícios, sendo o primeiro deles as férias, conforme veremos abaixo.

Aposentadoria por invalidez


Nesse caso, ele poderá ser aposentado por invalidez. Mas, para que haja o afastamento pelo INSS nesses moldes é necessário que ocorra determinação após perícia médica. Aliás, diferentemente da aposentadoria por idade, aqui não é possível acumular valor do INSS com salário formal.

Afastamento pelo INSS por auxílio acidentário


O auxílio acidentário também se aplica para trabalhadores cuja doença de afastamento tenha causa nas atividades de trabalho. O afastamento pelo INSS para auxílio pro acidente começa com a emissão do CAT . Além disso, cabe ressaltar que após o retorno do trabalhador às atividades – depois de receber auxílio de acidente – ele não pode ser dispensado sem justa causa pelo período de 01 ano.

Perícia médica para afastamento pelo INSS


Para solicitar o benefício, é preciso comprovar a doença ou acidente por meio de perícia feita por médico do INSS. Nesse caso, então, é preciso apresentar um atestado médico e válido, que tenha mais de 15 dias de afastamento. Além disso, deve-se fazer o pedido pelo portal Meu INSS. Dessa forma, quem requereu o afastamento pelo INSS sem perícia somente poderá recebê-lo por mais tempo caso entre na fila previdenciária.

O INSS exige a realização da perícia médica. Para iniciar o processo, é necessário entrar em contato com o telefone 135 ou utilizar o aplicativo/Site Meu INSS para realizar o agendamento da perícia médica. Não se preocupe, pois todas as informações necessárias serão passadas ao segurado no momento do agendamento do pedido de afastamento pelo INSS.

Você pode gostar

Inscreva-se

Receba atualizações por e-mail sobre novos artigos e vagas de emprego!