Artigo sobre emprego

Veja aqui 5 direitos trabalhista que você tem e não sabia

Funcionários Visualizações: 128
Veja aqui 5 direitos trabalhista que você tem e não sabia

Se você está cansado de ouvir seu patrão falar sobre seus deveres, saiba que está no lugar certo. Pois hoje vamos falar sobre 5 direitos trabalhistas que muitas pessoas têm mas não sabem.

1 – O contrato de experiência pode durar no máximo 90 dias


Se você começou recentemente em um novo emprego e te disseram que o período de experiência dura mais do que 3 meses, saiba que algo não está certo e procure se informar mais sobre.

2 – Sobre o intervalo entre uma jornada e outra


O que muitas pessoas não sabem é que existe um tempo mínimo entre um dia de trabalho e outro, e este tempo é de 11 horas.

3 – Sobre os feriados


Se sua empresa paga somente o dia trabalho mesmo em caso de feriados, saiba que isto não está certo. Em caso de feriados trabalhados, a empresa deve pagar o dobro do valor do seu dia.

4 – Sobre o salário


Se você está sendo contratado por uma empresa e não possui uma área específica para comparar o piso salarial, saiba que o correto seria a empresa te pagar o valor do salário mínimo nacional. Sendo assim, nenhum trabalho poderá ser contratado para receber menos que o valor base do salário mínimo.

5 – Sobre o adicional noturno


Sobre os funcionários que exercem profissões que tomem, seja completamente ou parte da noite, devem receber um acréscimo de 20% no seu salário com base na sua hora diurna.
Muitas empresas cobram apenas nossos deveres e acabam por esquecer de nos dizer sobre nossos direitos. Porém, a verdade é que esses são apenas 5 de muitos outros, caso esteja se sentindo numa situação de trabalho desagradável que fuja dos padrões CLT, procure ajudar com um profissional.

Você pode gostar

Inscreva-se

Receba atualizações por e-mail sobre novos artigos e vagas de emprego!